segunda-feira, 30 de março de 2015

Histórias Ajudaris


Era uma vez um coelhinho que gostava muito de comer cenouras. Um dia o coelhinho conheceu uma fada, a fada Zubelina.
-Olá coelhinho, podes ajudar-me? Eu estou perdida! - Sabes onde é o vale das fadas?
-Sim, vou lá muitas vezes. E lá que estão as melhores cenouras, são estupendeliciosas – respondeu o coelhinho.
Puseram-se os dois a caminho. Quando chegaram ao vale das fadas viram que a entrada estava fechada, com uma enorme rocha. Tinha sido o Ogrelho, um ogre que era metade coelho. Fechou a entrada do vale para ser ele o único a comer as estupendeliciosas cenouras.

- Que guloso! – exclamou o coelhinho. – E agora como entramos?

..............

Histórias Ajudaris


Era uma vez um coelhinho pequenino. Tinha duas orelhas grandes e um narizinho arrebitado. Tinha o pelo cinzento e dois olhinhos azuis.
Certo dia, logo pela manhã, saiu de casa e …. Alguém  roubou o ovo que ele tinha estado a pintar no dia anterior. Muito assustado e preocupado com o seu lindo ovo de Páscoa, o coelhinho telefonou ao chefe Urso, o chefe da polícia da floresta.
Num instante o chefe Urso chegou a toca do coelhinho. Fez algumas perguntas ao coelhinho, como era o ovo, de que cor era, etc. e de seguida deu inicio a investigação. Encontrou umas estranhas pegadas ao pé da toca do coelhinho. Pareciam de pássaro, só que eram muito maiores!

..................... 

Histórias Ajudaris


Chegaram as férias, a escola terminou e o João e a Clara foram passar as férias a casa da avó Maria, no campo.
Os seus dias eram passados a brincar no baloiço que o avô Francisco tinha construído, a nadar no ribeiro que havia mesmo ao pé da casa e a ajudarem a avó Maria a fazer as suas deliciosas bolachinhas de chocolate.
Certo dia o avô Francisco chamou-os muito cedo. Levantaram-se da cama e seguiram o seu avô ainda com os seus pijamas vestidos.

Aproximaram-se lentamente da árvore do baloiço e num ramo, muito escondido pelas folhas estava um ninho. Tinha dentro três ovinhos pequeninos e esverdeados. Era um ninho de pintassilgo.

........

Histórias Ajudaris


Era uma vez no tempo dos dinossauros, um dinossauro muito especial. Tinha a cabeça grande e o pescoço comprido. Os olhos eram vermelhos e a sua boca grande com uns dentes muito afiados.
Ele era diferente porque tinha nas suas costas duas grandes asas brilhantes e muito fortes.
Os outros dinossauros não eram seus amigos, pregavam-lhe partidas e chamavam-lhe nomes feios e muito mais.
Jakie, que era o nosso amigo dinossauro, ficava a chorar e ia falar com a sua mãe.
-Oh mãe, há na escola uns dinossauros que me chamam nomes e gozam comigo!

- Não te preocupes meu filho, ignora-os. O que interessa é o que tu pensas sobre ti e não o que eles dizem.

..................

Histórias Ajudaris


Há muito, muito tempo, no mundo doce, vivia um Cupido, um Queijotata, um Liorte e o João.
Eram todos amigos  O Cupido passava o dia a espalhar amor, o Queijotata passava os dias a dar ordens, ele era muito mandão, o Liorte era muito forte e passava o dia a levantar pesos e o João era muito comilão e passava o dia a comer doces.
Apesar das suas diferenças viviam todos juntos na mesma casa e nunca se ouvia uma discussão.

Um dia apareceu no mundo doce uma nova habitante, chamava-se Doçura. Era pequenina, cor-de-rosa e tinha cabelos de açúcar pilé. Atravessou a cidade e foi bater a porta dos quatro amigos.

.................

Histórias Ajudaris


Quando tudo era possível, na terra dos gelados, na montanha mais alta havia um palácio que tinha num dos seus quartos um roupeiro real muito especial. Dentro dele morava uma roupa andante.
Ora mesmo ao lado, num buraco da parede, vivia um monstrinho. Ele queria por força vestir aquela roupa mágica. Dizia que assim talvez não se cansasse tanto a percorrer aquele enorme palácio a procura de comida.
Por várias vezes o monstrinho tentou vestir a roupa andante, mas sem sucesso.

Numa outra ala do palácio vivia uma rainha. Ela era alta, elegante, charmosa mas muito autoritária e um pouco cruel. Certo dia chamou o cozinheiro e pediu-lhe que fizesse um queque com açúcar amarelo.

.................

Histórias Ajudaris


Numa aldeia distante, perto de um bosque encantado, viviam dois amigos, a Juliana e o Eliseu.
Certo dia, os dois amigos foram apanhar lenha a floresta e encontraram uma velha, muito velha com um nariz comprido e uma verruga na ponta.
- Olá meus meninos, será que me podem dar essa lenha? Eu já não tenho força e estou muito doente. - disse a velha.
- Perdoe-nos minha senhora, mas precisamos desta lenha para nos aquecermos e já está a ficar escuro, temos de voltar para casa. No entanto podemos dar-lhe uma parte. – Responderam os dois amigos, educadamente.
-Oh, muito obrigado, meus queridos meninos, será suficiente. Podem ajudar-me a levá-la para casa? Doem-me muito as minhas costas.
Eliseu disse a Juliana para regressar a casa que ele ajudaria a velha senhora. Quando chegaram a casa da velha, Eliseu ficou um pouco assustado, a casa era estranha. 

..........................

Histórias Ajudaris


Era uma vez dois amigos que moravam numa quinta em Portalegre. Os seus nomes eram Pedro e Joana e eles eram os melhores amigos.

Na quinta havia vários animais, mas estes amigos decidiram adoptar um cão e um gato que apareceram lá na quinta. Chamaram-lhes Beni e Pantufa (Beni era o gato e Pantufa era o cão). 
.......

Para descobrirem o final temos que esperar e ver esta história é publicada no livro da Ajudaris.

Voltámos .....

Depois de algum tempo dedicado exclusivamente a construção das histórias para a Ajudaris, vimos agora dar uma pequena amostra daquilo que fizemos. Espero que gostem!!!